quinta-feira, 8 de maio de 2014

Atitudes do professor que facilitam a disciplina

Atitudes do professor que facilitam a disciplina
  1. Nunca falar para a turma, enquanto não estejam todos em silêncio.
  2. Dirigir-se aos alunos com linguagem e voz clara, com certa pausa e expressividade para que percebam o que se diz na primeira vez.
  3. Nunca gritar. Um grito deve ser uma atitude rara que por vezes é necessária. Não esquecer que os gritos desprestigiam o professor. Ordens como: "Calados!", são inúteis.
  4. Jamais esquecer esta regra de ouro: Se basta um OLHAR, não dizer uma PALAVRA; se basta uma PALAVRA, não pronunciar uma FRASE.
  5. Esforçar-se por manter a presença de espírito, serenidade e segurança. Os alunos notam a mais leve falta de  vontade, insegurança ou excitação do professor. Se isso se prolonga, a aula está "PERDIDA"
  6. Não deixar passar "nem uma" e atuar desde o princípio. Nada fere mais o aluno e desprestigia um professor que as possíveis "injustiças". É o caso de deixar passar uma falta num aluno e, logo a seguir, castigar outro por uma falta semelhante.
  7. Cuidar as atitudes corporais, os gestos, as expressões do rosto e vocais; tudo isso influi positiva ou negativamente nos alunos.
  8. Procurar manter o domínio de toda a aula. Mesmo que se dirija apenas a uma parte da aula, deve ter a restante sob controle. É preciso evitar a todo o custo que um aluno apanhe o professor desprevenido.
  9. Não aceitar que os alunos se dirijam ao professor com modos ou expressões pouco apropriadas, como : abraços, palmadinhas nas costas, graçolas, etc. Isto só serve para "queimar" o professor.
  10. Jamais utilizar o sarcasmo ou a ironia . Podem tem efeitos imediatos, mas consequências desastrosas a longo prazo.
  11. Tornar-se acessível ao aluno, colocando-se ao seu dispor, mas sem infantilidades nem paternalismos. Falar-lhes com afabilidade, afeto, por vezes com doçura; mantendo sempre uma discreta distância que eles aceitam e até desejam.
  12. Se alguma vez acontecer uma situação de conflito (o que deve ser raro e excepcional) com um aluno ou com a turma, procurar o modo de sanar essa "ferida", através de alguma saída cuidadosa, gesto ou atitude simpática. Eles possuem um sentido diferenciado da justiça, mas igualmente uma grande capacidade de desculpar e esquecer agravos.
  13. Saber manter o equilíbrio entre a "dureza" e a “amabilidade”. A jovialidade e a alegria do professor deve-se manifestar, apesar de tudo, em todas as circunstâncias; os alunos irão notá-la. A maior parte das antipatias dos alunos têm a sua origem em rostos ou atitudes pouco acolhedoras.
  14. Mandar o menos possível. O ideal é conseguir o que deseja com o mínimo de ordens, o estritamente necessário e com a certeza de que vamos ser obedecidos.
  15. Aproximar-se dos alunos de modo amigável, tanto dentro como fora da escola.
  16. Tentar estar a par dos problemas particulares dos alunos para poder ajudá-los quando necessário.
  17. Se tiver de fazer uma advertência, que esta seja firme, mas que nunca ultrapasse a linha do amor próprio e seja de preferência em privado.
  18.  Ser coerente e não justificar as incoerências. Quando houver alguma incoerência o melhor é reconhecê-la e honestamente concertá-la.
  19. Se aplicar um castigo, deve ser mantido e cumprido, a não ser que haja um grande equívoco que justifique uma mudança de atitude.
  20. Não se deve castigar sem explicar clara e explicitamente o motivo do castigo.
  21. Não agir em momentos de ira e descontrole.
  22. Evitar ameaças que depois não possam ser cumpridas, pois isso tira prestígio do professor.
  23. Elogiar, estimular e reconhecer tudo o que de bom faça o aluno, embora sem exageros ou formas que pareçam insinceras.
  24. Evitar castigar todos aos alunos por culpa de um só, a não ser que existam implicações gerais.
  25. Saber dar algo aos alunos, não pedir-lhes sempre.


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