A FESTA DOS
ADVÉRBIOS
AUTORA:
(Luciana
do Rocio M.)
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O talvez dançou com o lá ...
Na música de um sabiá !
O longe se encontrou com o perto ...
Num ritmo bonito e certo !
O cedo brincou com o tarde ...
Sem nenhum tipo de alarde !
O muito bailou com o pouco ...
De um jeito muito louco !
O não se escondeu do sim ...
Atrás da cortina de cetim !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O hoje e o amanhã ...
Dividiram a mesma torta de maçã !
O nunca abraçou o sempre ...
Numa valsa contente !
O depois dividiu com o agora ...
A mesma torta de amora !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia .
1.Retire do poema os advérbios:-------------
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O talvez dançou com o lá ...
Na música de um sabiá !
O longe se encontrou com o perto ...
Num ritmo bonito e certo !
O cedo brincou com o tarde ...
Sem nenhum tipo de alarde !
O muito bailou com o pouco ...
De um jeito muito louco !
O não se escondeu do sim ...
Atrás da cortina de cetim !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia !
O hoje e o amanhã ...
Dividiram a mesma torta de maçã !
O nunca abraçou o sempre ...
Numa valsa contente !
O depois dividiu com o agora ...
A mesma torta de amora !
Na festa dos advérbios apareceu a magia ,
Que transformou a alegria em poesia .
1.Retire do poema os advérbios:-------------
2. Quais os tipos de advérbios que aparecem na letra do
poema?----------------------------------
3. Classifique os advérbios em destaque:
( ) Eu moro aqui. ( ) modo
( ) André andou depressa.
( )
intensidade
( ) Anderson mais
depressa. ( ) lugar
( ) Catarina chegou cedo.
( ) negação
( ) Não
jogue nada no chão. ( ) tempo
( ) Talvez
não tenha prova amanhã. ( ) dúvida.
4. Sublinhe e classifique o advérbio nas orações:
a) A. Ela fala docemente.____________________________
B. Todos voltaram tarde.___________________________
C. Eles trabalham fora agora.________________________
D. Você certamente não mentiu._____________________
E. Ela provavelmente está bem doente.______________
f.A professora não fala inglês.________________________
g.Nós pagamos muitos impostos aqui.________________
h.Nós nunca voltaremos aqui.________________________
i.Talvez eles concordem com você.___________________
j.Fale mais devagar.______________________________
k.Nós dormimos
tranquilamente._____________________
5. Forme uma frase para
cada advérbio solicitado abaixo:
a.
modo:____________________________________
b. intensidade:_______________________________
c.
lugar:______________________________________
d.
negação:____________________________________
e.
afirmação:______________________________
f.
dúvida:_______________________________________
g.
tempo:_______________________________________
6. Assinalar
a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) Mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) Cons-truir, igual, cri-ei
c) Cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) Me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
a) Mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) Cons-truir, igual, cri-ei
c) Cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da
d) Me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
7. Completa as frases, preenchendo os
espaços em branco com conjunções do tipo indicado.
a)
Bernardo não gostava dos Portugueses _______________lhe feriram uma vez. (explicativa)
b)
_________eles saiam de Madri______ seriam presos (alternativa)
c)
Os alunos não só estudam __________ jogam bola.(aditiva)
d)
Você não está bem de saúde________ deve procurar um médico. (conclusiva)
e)
Estudamos muito para prova _________ tiramos nota baixa. adversativa)
8.
Nas frases que se seguem, encontramos diferentes conjunções. Circule-as-as e
classifique-as.
a.
Quer chova quer faça sol, saio de casa. ____________
b.
Aquele homem é rico, porém não é feliz. ____________
c.
Estudei muito, por isso estou calma. _______________
d.
É muito atento, portanto terá êxito.________________
e.
O bebé caiu, mas não se machucou. _______________
f.
Ela tem os olhos cor de mel e é morena._____________
9.
Indique o tipo de conjunção dos períodos:
a.
Marta não só dança bem, mas ainda
escreve.
b. O homem é bom pai, mas tornou-se
agressivo.
c. Não acho minha amiga bonita, porém
é carinhosa.
d. Quer ser um vencedor, logo tem que
lutar.
e. A diretora saiu e voltou logo em seguida.
f.
Quer trabalhe, quer estude,
faça com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário