sexta-feira, 25 de abril de 2014

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DOS 7º ANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - PRIMEIRO BIMESTRE

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DOS 7º ANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
E.B.M.ANITA  BERNARDES GANANCINI PROFESSORA: SILVANA  LOBACK DE OLIVEIRA
DIRETORA: CARIN KRUG
ALUNO(A)___________________________TURMA:_____________DATA:_____
Leia atentamente o texto abaixo para responder ao que se pede. Estruture resposta completa.
GENTE É BICHO E BICHO É GENTE
Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade
com minha mãe e você não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível,horripilante, escabrosa, assustadora,
triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.
Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava
procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida!
Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo
para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme
um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrível!
Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido
Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe,
aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende
por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no
prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela
que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem.
Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha?
Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como
pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo
que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu
consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).
RESPONDA COM ATENÇÃO:
1.O texto lido é do gênero:
a. (    )  “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”.
b. (    )  Jornalístico
c. (    )   Narrativo

1.1.A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de quê?
A .(      ) que o  mundo está “virado ao avesso”
b. (     ) que o mundo está perfeito.
c. (     )  que o mundo precisa de uns ajustes.

1.2.O texto aborda uma problemática social muito específica.
a.     (     ) A condição humana de fome e miséria.
b.    (     ) Os políticos que roubam demais.
c.     (     ) O pouco investimento na educação.

1.3. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?
a. (    ) Em não parar e ajudar aquele homem.
b.(     ) de não comer certos alimentos que a mãe colocava em seu prato.
c. (    ) Ela ter mais dinheiro do que aquele pobre coitado.

1.4. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer:
a.     (      )  mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal.
b.    (      ) mostrar que os cachorros são mais amados.
c.     (      )  demonstrar que cão e homem são iguais.

1.5.No final do relato, a narrador deposita sua confiança em um ser:
 a. (    ) um ser divino.
b.  (    ) em outro ser humano.
c.  (    ) nos políticos.
2. Gramática aplicada ao texto
2.1. Nos trechos “Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso!” e “Uma
coisa horrível, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana...”, a vírgula foi
utilizada, respectivamente, para separar
a.    (    ) verbos.
b.    (    ) adjetivos
c.    (    )  substantivos.
3. A única opção em que a vírgula está correta na frase é:
a. (    )  “Ele buscava, no lixo, restos de alimento.”
b. (    ) Antônio sem que eu visse entrou no salão.
c. (    ) Joaquina avó, de Isadora virá nos visitar hoje.

4. Em “Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso!”, as palavras
destacadas são acentuadas, respectivamente, por se enquadrarem nas regras das
a.    (    ) paroxítonas, proparoxítonas, oxítonas.
b.    (    ) proparoxítonas, proparoxítonas, oxítonas.
c.    (    ) paroxítonas, paroxítonas, oxítonas.
d.    (    ) proparoxítonas, paroxítonas, oxítonas.

5. Em “Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo.”, os substantivos são respectivamente:
a. (    ) vi, igual. de
B .(    ) homem, humano, lata, lixo
c.(      ) eu, nós, um

6.Gramática Contextualizada
6. 1. Complete as lacunas com o que se pede:.
a) Ítalo buzinou em frente à janela, até  me ________________. (verbo).
b) Pedro era _______ e ______________________( adjetivos).
c) Por meio de meu primo, firmei laços de amizade muitas ________________ da localidade. (substantivo)
d) O réu foi intimado a comparecer.  ________ juiz ia interroga-lo( artigo )
e)________________retirou-se. ( substantivo)
f) _____ sítio era ______________ e _____________( artigo e adjetivos)
7. Escreva o feminino das palavras abaixo:
Cristão____________________ europeu__________________ judeu_____________________
Mau________________bom__________________são__________________ateu_________________
Chorão_______________________francês_________________ português ____________________

8. Acentue as palavras abaixo:
a. Amapa           b) coroneis         c) raizes         d) Sanduiche         e) ceu              f) fenix
g) amigavel       h) taxi           i)sótão  j) médium   k) fe   l)  papeis     m) aquario   n) lençois

9. Juntando as palavras abaixo, forme substantivos compostos:
OBRA- MAÇÃ- BANANA- CORREIO- PERFEITO- PAPEL- ÁGUA- CRIADO- AMOR- CACHORRO-
 MOEDA- PRIMA-  MANGA- POMBO- MUDO- VIVA.- QUENTE- ESPADA




10. Forme substantivos abstratos:
belo__________________________________pobre__________________________rico________________
duro_________________________ estranho_______________________________mole______________



Nenhum comentário:

Postar um comentário