PROVA BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
E.B.M.ANITA BERNARDES GANANCINI DIRETORA: CARIN B. KRUG
PROFESSORA: MARISTELA DE Fª DOS
SANTOS DA SILVA
TURMA: _________DATA:____/_____/2014
1º BIMESTRE
ALUNO(A)__________________________________________________________________________
A I-
Leitura: A FORMIGA E A POMBA
Uma
formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para
alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou
e caiu dentro da correnteza. Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a
formiga em perigo.
Rapidamente,
arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode
subir nela e flutuar até a margem. Logo que alcançou a terra, a formiga viu um
caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar.
A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
-
Obrigada, querida amiga.
"Uma
boa ação se paga com outra.” ( Fábula de Esopo)
II-
Interpretação da fábula:
1)Qual é o título da fábula?
_____________________________________________________________________
2)O que a pomba fez para ajudar a
formiga?
________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
3)Se a pomba não tivesse ajudado
a formiga o que poderia ter acontecido com ela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Qual é o ensinamento que essa
fábula passa para nossas vidas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)Quem é o autor dessa
fábula?
____________________________________________________________________
III- Conhecimentos gramaticais:
6)Passe
as frases para o plural:
a) A blusa está suja.
_____________________________________________________________________________
b)Mara ganhou um pote
descartável.
______________________________________________________________________________________________
c)Comprei uma blusa, um tênis e
uma calça.
_______________________________________________________________________________________________
d)Ela é uma modelo muito bonita.
_______________________________________________________________________________________________
e)O brasileiro é lindo.
______________________________________________________________________________________________
7) Leia as
frases e classifique-as em : afirmativa,
negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa.
a)Eu gosto de sorvete com calda
de morango.
__________________________________________
b)Maria não foi trabalhar
hoje. _____________________________________________
c) Onde você comprou essa
bolsa?
_____________________________________
d)João é muito estudioso. _____________________________________
e)Nossa, que dia lindo! ____________________________________
f) Priscila lave a louça
agora! _____________________________________________
8)Transforme
as frases afirmativas em negativas:
a)Comprei um lindo
cordão.______________________________________________________________
b)Nós andamos de
bicicleta.______________________________________________________________
c)Gosto muito de
chocolate.______________________________________________________________
d)Minha mãe me deu
presente.____________________________________________________________
9) Conte o número de letras e fonemas das palavras:
Pássaro_________ quando_________ escorregou___________
formiga__________ calcanhar________
Arrulhou_________ margem _______
água___________caçador____________flutuar____________.
10)Na fábula a
formiga e a pomba qual é:
Emissor_______________________________________________________________________________
Receptor_______________________________________________________________________________
Mensagem______________________________________________________________________________
Código________________________________________________________________________________
“A minha maior alegria é ver o
seu sucesso.”Boa prova!”
PROVA BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
E.B.M.ANITA BERNARDES GANANCINI DIRETORA: CARIN B.
KRUG
PROFESSORA: MARISTELA DE Fª DOS
SANTOS DA SILVA
TURMA: _________ DATA:____/_____/2014 1º BIMESTRE
ALUNO(A)_____________________________________________________________________________
I- Leitura Interpretativa:
1) Leia o texto com atenção:
“O visitante acompanhou,
fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse
substituído o professor”
RETROCESSO
O visitante estranhou porque, quando o
levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia uma professora-robô,
mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de
plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes
eletrônicos —, e a outra era acolchoada.
Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras,
números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. Uma
comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos
alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presença dinâmica, a outra
dava a impressão de estar esquecida ali, como uma experiência errada.
O visitante acompanhou, fascinado, uma aula
como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor.
O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A máquina falava com
clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos cientificamente
testados durante anos. Quando não
entendiam qualquer coisa as crianças sabiam exatamente que botões apertar para
que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos segundos, a
reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão
sabendo que botões apertar.)
— Fantástico! — comentou o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, sorrindo
com satisfação.
Foi quando uma das crianças, errando o
botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada grave. O teclado
tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos
infantis. Mesmo assim, doeu, e
a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a
professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro
robô acendeu-se automaticamente. Dirigiu-se para a criança que chorava e a
pegou no colo com os braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e
dizendo palavras de carinho e conforto numa voz parecida com a do outro robô,
só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança, consolada e
restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. A
segunda professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a
primeira voltou à vida e à aula.
— Fantástico! — repetiu o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, ainda mais
satisfeito.
— Mas me diga uma coisa... — começou a
dizer o visitante.
— Sim?
— Se entendi bem, o segundo robô só existe
para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedagógico, enquanto o
primeiro faz a parte técnica.
— Exatamente.
— Não seria mais prático — sugeriu o
visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?
Imediatamente o visitante viu que tinha
dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.
— Isso — explicou — seria um retrocesso.
— Por quê?
— Estaríamos de volta ao ser humano.
E o
técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia
de futuro.
Luís Fernando Veríssirno.
II-
Interpretação de texto:
1)Responda de acordo com o texto:
a) Quais as características das
professoras descritas no texto?
R-____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Na aula do futuro, como
agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?
R-____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
2) Na sua opinião, a professora-robô é diferente das
professoras que você conhece? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Numere as frases de acordo com a ordem de
acontecimentos do texto:
( ) Uma das crianças prendeu o dedo no
teclado.
( ) O visitante estranhou, quando o levaram
para conhecer a sala de aula, havia duas professoras.
( ) O aluno que machucou o dedo começou a
chorar.
( ) O técnico sacudiu a cabeça desanimado.
( ) A segunda professora voltou para o seu
canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula.
( ) O visitante viu que dito uma bobagem.
( ) O visitante acompanhou uma aula do futuro.
4) Marque com (X) na resposta correta: *O significado de retroceder é:
( ) realizar alguma coisa
( ) melhorar o ensino.
( ) voltar para trás
( ) nenhuma das respostas
III- Conhecimentos Gramaticais:
5) Leia as frases e escreva o que se pede:
a) Joana fez um bolo delicioso.
Substantivo
próprio-______________________
Substantivo
comum-______________________
Verbo-__________________
Artigo__________________
Adjetivo_________________
b)Oba! Ela voltou rápido!
Interjeição-____________________
Advérbio-_____________________
Verbo-_____________________
Pronome-___________________
c)Comi a metade da pizza, mas não
fiquei satisfeita.
Verbos-____________________
Artigo-____________________
Numeral-___________________
Substantivo
comum-___________________
Conjunção-____________________
Advérbio-_____________________
d) Cleber gosta de jogar vôlei.
Substantivo próprio -
___________________
Verbos-___________________________
Substantivo comum-_____________________
e) Os meninos ganharam das
meninas no futebol.
Artigo-______________
Verbo- _________________
Substantivos comuns- __________________
f)Os jogadores foram para
Inglaterra, um país belíssimo.
Artigos-______________________
Adjetivo-_____________________________
Substantivos
comuns-__________________
Substantivo
próprio-___________________
Verbo-______________________
6) Escreva um adjetivo para cada palavra citada
abaixo:
Homem - _____________Mulher
-__________________Casa- _______________
Roupa-________________
7)Separe o sujeito do predicado:
a) Maria e Ana foram ao parque.
Sujeito-_______________________________________________
Predicado-_____________________________________________
b)O futebol é um esporte legal.
Sujeito-_______________________________________________
Predicado-_____________________________________________
c)Carla está muito feliz hoje.
Sujeito-__________________________________________
Predicado-___________________________________________________________________
d) João e Cleber saíram na semana
passada.
Sujeito-__________________________________________
Predicado-___________________________________________________________________
8) Sublinhe os pronomes nas frases :
a)Ele adorou aquela comida.
b)O professor chamou a atenção e
elas não gostaram.
c)Nós vamos ao circo.
d)Eu e ele estamos nos conhecendo
melhor.
e)Minha mãe gritou , e eu
respondi.
9) Qual é o substantivo coletivo de:
a)abelhas?
_______________b)ladrões?-______________c)livros?__________________
d)uvas?________________
e)flores?_________________f)pássaros?______________g)leis?___________________ h)lobos?______________
10)Complete as frases conjugando os verbos da maneira
que se pede:
a) Maria ______________________
músicas sertanejas. ( cantar – presente)
b) Eu ______________________ sair
com você ontem. ( adorar – pretérito-perfeito)
c)Zeca ___________________ todas
as blusas. (vender – pretérito-perfeito)
d)Nós ______________________
amanhã. (sair - futuro)
e)Eu _________________ de brincar com você.( presente- gostei/
gosto)
f)Paulo _______________as frutas
na feira. ( passado – vendeu/ venderá)
g)Nós ___________________ amanhã.
( futuro- saímos/ sairemos)
“A minha maior alegria é
ver o seu sucesso.”Boa prova!”
PROVA
BIMESTRAL DE LÍNGUA INGLESA
E.B.M.ANITA
BERNARDES GANANCINI
DIRETORA:
CARIN B. KRUG
PROFESSORA:
MARISTELA DE Fª DOS SANTOS DA SILVA
TURMA:
______ANO DATA:____/_____/2014 1º
BIMESTRE
ALUNO(A)_________________________________________________________________________________
1 -
Calcule e escolha a alternativa
correta.
seventeen
– six = _______________
forty +
thirty = ___________________
twelve + twelve
= _________________
fifty +
fifty = _____________________
|
Alternatives:
a) eleven, seventy, twenty
four, one hundred
b) eleven, seventy,
twenty-four, two hundred
c) twelve, twenty-seven,
forty, thirty
d) sixty-four, twenty-seven, forty, one hundred
e) eleven, seventy,
twenty-two, one thousand
2 - Complete o texto com: he, she, it, we,
they:
MY SCHOOL FRIENDS
This is Paul. ________ is a Greek
student. That is Paula. __________ is thirteen years old. Marek and
Grenda are from Germany. _________ are German. My sister and I are American. _______are from
Miami. I have a pet. ___________ is a cat named Pussy.
|
Alternatives:
a) He - She - They
- We - It
b) She - He - We -
They - She
c) It - She - They
- We - He
d) He - She - It -
She - It
e) He - She - She
- They - We
3 - Na
forma negativa a frase “ Does she like pizza?” fica:
a) She does not likes pizza.
b) Does not she like pizza.
c) Not does she like pizza.
4- Calcule
e escolha a alternativa correta.
a)seventeen –
six = _______________
b)forty +
thirty = ___________________
c)twelve +
twelve = _________________
d)fifty +
fifty = _____________________
Alternatives:
a) eleven, seventy, twenty four,
one hundred
b) eleven, seventy, twenty-four, two hundred
c) twelve,
twenty-seven, forty, thirty
d) sixty-four, twenty-seven, forty, one hundred
e) eleven, seventy, twenty-two,
one thousand
5- My
place to study is:
a) Show
b) Park
c) School
d) Zoo
6- Na
despedida, podemos dizer:
a)so long
b)
good-bye
c) love
d) night
7-Qual o
resultado da continha 10+10, escrito em Inglês:
a) Twenty-
two
b) Twenty
c) Twelve
d) Thirty
d) She does not like pizza.
e) She does like pizza.
8-Quais são os números que estão faltando?
a) one, two, three, _______________, five,
_______________, _______________ .
b) two, four, six, _______________,
_______________ , twelve, _______________.
c) five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, _______________,
_______________, fifty.
d) ten, twenty, thirty, _______________,
_______________, sixty, _______________.
e) four, eight, twelve, _______________, twenty,
twenty-four, _______________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário