Este projeto tem uma proposta baseada nos quatro pilares da
educação: saber aprender, saber a ser, saber viver e saber a conviver Bullying.
Nesta atividade escolhida, estaremos refletindo sobre o valor da educação
formal e sistemática na perspectiva ética.
Diga não ao Bullying!
Diga não à Violência Simbólica!
O que vamos fazer?
1.
O que é bullying?
Bullying é uma
situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas,
feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa
valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como
ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
"É uma das
formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante,
educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas
Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social,
como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que,
à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar
emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível
isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam
por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças
psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da
personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado
emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o
suicídio.
ATIVIDADE PARA REFLETIR!!!!
-APRENDER LER E REGISTRAR!
"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute
de maneira calma e tranqüila, em silêncio, sem dar conselhos, sem que digam:
"se eu fosse você...". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É
a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e
silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele
termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção. " - Rubem
Alves
"É preciso que eu suporte duas
ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas". O Pequeno Príncipe Roteiro de vida atual:
1-Agora leia o texto de Rubem Alves,
do livro Pequeno príncipe e do cartaz.
2-O texto descreve um pouco de
nossas necessidades. Tem alguma semelhança com a história do filme? Registre
quais são.
3-Dê outro titulo para a história...
4-Quais valores você necessita no
momento para ser uma pessoa melhor...
5-A sua atitude pode estar
prejudicando você em algum aspecto da vida.
6-Agora pense e registre um deles e
tente mudar. Você pode. Peça ajuda de alguém se for o caso.
7- Escreva quais atitudes que você
deseja mudar ou melhorar na sua relação familiar diante da sua vida.
8-Relacione os aspectos positivos da
sua mãe. Pense no texto lido. Agora escreva para um bilhete falando da
importância dela para você e deixe-o em um lugar onde possa ser encontrado por
ela. Registre o sentimento experimentado por ela segundo a sua visão......
9-Faça um registro de sua história
de vida.
Data:___/___/________
Aluno:______________________________________________________série _______
Após assistir o filme “Bullying, provocações sem limites” preencha as lacunas com as palavras a seguir: Silêncio; Jodi; bullying; morreu; primeiro; imigrantes; casa; atitude; matemática; escola; ajudar; reflexão; consequências.
1. A vítima, ___________, é um rapaz que muda de cidade e entra na escola já no terceiro trimestre. A literatura sobre bullying cita o aluno novo como possível alvo de bullying.
Desde o _________________ dia é recebido com desdém. Logo responde a uma pergunta do professor de __________________ e o caldo está derramado…
2. O ____________________ da vítima. O rapaz sofre as maiores barbaridades e nada comenta… O pai _____________recentemente e a mãe está deprimida e sofrendo. Para evitar maiores aborrecimentos ele nada diz a ela, esconde tudo que vem sofrendo.
3. O agressor é apresentado como alguém que tem problemas em _____________, mas o filme não aprofunda a questão. É visto como líder, com vários seguidores.
4. A impassividade dos espectadores. Em algumas cenas dá para perceber que alguns não concordam com o que se faz com a vítima, mas não tomam nenhuma ________________.
5. A posição da______________. A diretora ou coordenadora não enfrenta o problema, nega-o, não ouve as preocupações da mãe e chega até a colocar a responsabilidade pelo que está acontecendo na mãe. A falta de supervisão no ambiente escolar também é gritante. Não se vê um auxiliar, um funcionário nas dependências da escola, na entrada, na saída, nos corredores.
6. Quando a escola leva uma autoridade para falar sobre_________________, a sensação que se tem é de uma enorme superficialidade, apenas cumprindo uma missão que a escola acha que pode ser importante. Não aprofunda o tema, não há participação dos alunos.
7. Bullying também com uma garota filha de_____________, possibilidade também frequentemente apresentada na literatura.
8. A reação agressiva de um vizinho que quer______________ o garoto provoca ainda mais ira no agressor. A recomendação de educadores e estudiosos é para nunca abordar diretamente o bully (valentão).
9. A escola perde uma excelente oportunidade para discutir e envolver os alunos numa _____________profunda após o trágico acontecimento com Jodi.
10 Se o filme pretende ser educativo, poderiam apresentar as possíveis para o _______________ agressor…
Aluno:______________________________________________________série _______
Após assistir o filme “Bullying, provocações sem limites” preencha as lacunas com as palavras a seguir: Silêncio; Jodi; bullying; morreu; primeiro; imigrantes; casa; atitude; matemática; escola; ajudar; reflexão; consequências.
1. A vítima, ___________, é um rapaz que muda de cidade e entra na escola já no terceiro trimestre. A literatura sobre bullying cita o aluno novo como possível alvo de bullying.
Desde o _________________ dia é recebido com desdém. Logo responde a uma pergunta do professor de __________________ e o caldo está derramado…
2. O ____________________ da vítima. O rapaz sofre as maiores barbaridades e nada comenta… O pai _____________recentemente e a mãe está deprimida e sofrendo. Para evitar maiores aborrecimentos ele nada diz a ela, esconde tudo que vem sofrendo.
3. O agressor é apresentado como alguém que tem problemas em _____________, mas o filme não aprofunda a questão. É visto como líder, com vários seguidores.
4. A impassividade dos espectadores. Em algumas cenas dá para perceber que alguns não concordam com o que se faz com a vítima, mas não tomam nenhuma ________________.
5. A posição da______________. A diretora ou coordenadora não enfrenta o problema, nega-o, não ouve as preocupações da mãe e chega até a colocar a responsabilidade pelo que está acontecendo na mãe. A falta de supervisão no ambiente escolar também é gritante. Não se vê um auxiliar, um funcionário nas dependências da escola, na entrada, na saída, nos corredores.
6. Quando a escola leva uma autoridade para falar sobre_________________, a sensação que se tem é de uma enorme superficialidade, apenas cumprindo uma missão que a escola acha que pode ser importante. Não aprofunda o tema, não há participação dos alunos.
7. Bullying também com uma garota filha de_____________, possibilidade também frequentemente apresentada na literatura.
8. A reação agressiva de um vizinho que quer______________ o garoto provoca ainda mais ira no agressor. A recomendação de educadores e estudiosos é para nunca abordar diretamente o bully (valentão).
9. A escola perde uma excelente oportunidade para discutir e envolver os alunos numa _____________profunda após o trágico acontecimento com Jodi.
10 Se o filme pretende ser educativo, poderiam apresentar as possíveis para o _______________ agressor…
Nenhum comentário:
Postar um comentário