AVALIATIVA DE LÍNGUA
PORTUGUESA
E.B.M. ANITA BERNARDES
GANANCINI
DIRETORA: CARIN KRUG
PROFESSORA: SILVANA
LOBACK DE OLIVEIRA
ALUNO(a):___________________________________TURMA:_____________
LEIA O TEXTO I E II COM ATENÇÃO! A FLORESTA DO CONTRÁRIO
Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o
homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios,
casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta
aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas
bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando,
ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se
instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi
assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão
feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava
flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que
uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim.
Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito,
gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi
se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra
florzinha, era melhor não atrapalhar. (Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)
Texto II CIMENTO ARMADO
Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.
Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor
*****************************************************************
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1) Assinale a opção correta.
a) Os autores dos dois textos
falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
(x ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos
recursos naturais.
( ) Nenhuma das alternativas
anteriores.
b) Apesar de abordarem o mesmo
assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
(x ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu
espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas
sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu
espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas
sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
c) Para “expulsar toda aquela
sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte
do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua
luta é :
( ) “ Todas as florestas
existem antes dos homens.”
(x ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso
uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”
d) No texto II o poeta fala do
prédio como se ele fosse uma pessoa em :
( ) ” Um prédio de dez
andares.”
(x ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”
e) O poeta se refere a
pássaros presos, terraços tristes, porque :
( ) os terraços são pintados
de preto e cinza.
( x ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos
animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os
pássaros em gaiolas.
2) Escreva certo ou errado de
acordo com os textos:
a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio
fosse uma árvore. (certo)
b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do
novo prédio. (errado)
c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é
imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio.
(errado)
d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da
floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (certo)
e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do
texto I. (errado)
**********************************************************
III- GRAMÁTICA Valor: 10,0 ( 20 ac x0,5) Nota :
1. Em que conjunto a letra x
representa o mesmo fonema?
a)( ) tóxico – taxativo b) (
)enxame - inexaurível
c)( ) intoxicado –
exceto d)( X )
têxtil – êxtase
2.Não são paroxítonas as
palavras:
a)( X ) salada - varanda -
tarde d) amanhã - última - perdão
b) ( ) leite - escada -
senhora e) verdade - presença - janela
c) ( ) violetas - brigas –
mesa
3.Aponte o único conjunto onde
há erro de divisão silábica:
a) ( ) flui-do, sa-guão,
dig-no
b) ( ) cir-cuns-cre-ver,
trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) ( X ) con-vic-ção, subma-ri-no,
rit-mo
d) ( )ins-tru-ir,
an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) ( )co-o-pe-rar,
dis-tân-cia, bi-sa-vô
****************************************************
|
4.Assinalar a alternativa em
que todas as palavras estão separadas corretamente:
a) ( )mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) ( )cons-truir, igual,
cri-ei
c) ( X )cri-ei, as-pec-to,
mi-ú-da
d) ( )me-da-lhões,
pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
5.De acordo com a separação
silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?
a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra ( )
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer
( x )
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra ( )
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia ( )
6.Devem ser acentuadas
todas as palavras da opção:
a) taxi - juri – gas ( x )
b) ritmo - amor – lápis ( )
c) chines - ruim – jovem ( )
d) juriti - gratis – traz ( )
e) açucar - abacaxi – moléstia
( )
7.A única alternativa em que
nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é:
a)preto - orgão – seres ( )
b)atras - medo – garoa ( )
c)item - nuvem – erro ( x )
d)juri - governo –ódio ( )
e)tatu - cores – caratêr ( )
8.Em que conjunto todas as
palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção ( )
b)chapa- cachecol – próximo (
)
c)nariz- bombom – urubu – (x )
d)caju- caderno- lápis ( )
e)trouxe- texto- léxico ( )
9. Assinale a alternativa em
que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus ( )
b)Coréia - idéia - enjôo (x)
c)relâmpago - egoísta – contêm (
)
d)órgão - lápis – saúva ( )
e)concluí - além-túmulo – médium (
)
10. São todos considerados
epicenos os substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo (
x )
b)leão- onça- girafa ( )
c)gato- coelho- cachorro ( )
d)avestruz- cavalo- boi ( )
e)sabiá- coruja- bode ( )
11) Assinale o conjunto em que
todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista (
)
b)cadáver, mulher, sabiá( x)
c)indígena, colega, pianista
( )
d)jornalista, estudante, artista (
)
12) São sobrecomuns apenas os
substantivos:
a)dentista-colega-jornalista (
)
b)testemunha-indivíduo-vítima ( x )
c)cliente-artista-aranha ( )
d)estudante-indígena-professor(
)
13) Assinale a sentença
verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas. ( x )
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de
hiato são acentuadas. ( )
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas. ( )
14) Complete as frases com por
quê, por que, porque ou porquê:
a. ____________ não foi à
faculdade? Por que
b. Não fui à faculdade ________________ não quis. porque
c. Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas.
porquê
d. Você está gritando _________________? por quê
e. ________eu me preocupo com você. ________________, não posso? por
que
f. ______________ já sou um homem capaz e reponsável.porque
15. Apenas uma entre as demais
palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e
escreva da forma correta:
a)estádio- escola- estração -------------------------------extração
b)péssimo-vasoura- assunto-----------------------------vassoura
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------apareça
d)excelente-excepcional-excência------------------------essência
|
sábado, 28 de junho de 2014
AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º BIMESTRE 8º ANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário