sexta-feira, 13 de junho de 2014

PROFESSORA: MARISTELA DE Fª DOS SANTOS DA SILVA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA               SÉRIE: 8º ano

Texto III
É uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time.
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar.
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para a bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio campo é o lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros têm a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol.

(In: letras.terra.com.br/skank/72339/ - acessado em 04/11/2011)

1)Na primeira estrofe do texto há um verso que  que indicam as atitudes e o sonho de alguns  meninos. Qual é ele?
A)Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
B) Bola na trave não altera o placar.
C) Que emocionante, é uma partida de futebol.
D) Olhando para a bola eu vejo o sol.

2)Na segunda estrofe do texto é possível perceber que a paixão pelo time vai além do estádio. Copie o verso dessa estrofe que comprova a afirmação feita.
A) Eu posso até morrer.
B)A flâmula pendurada na parede do quarto.
C)A bandeira no estádio na camisa do uniforme.
D) Bola na rede pra fazer o gol.

3) O texto  utiliza linguagem poética, isto é, algumas palavras estão fora do seu uso mais comum. Copie desse texto apenas o substantivo utilizado pelo poeta para se referir ao gramado.
A) Gramado sintético
B)Grama
C)Tapete
D)Areia






4) Na terceira estrofe do texto estão indicadas reações do torcedor depois do resultado  de uma partida de futebol. Complete a seguir apenas com os verbos que indicam a reação do torcedor após o time do coração ganhar ou não a partida.
A) Torcer – viajar                    B) estudar  - comer
C) ganhar  -  gritar                   D) berrar -  chorar

5) Releia este verso do texto “Olhando para a bola, eu vejo o sol” (verso 16)  Marque a alternativa em que a frase mantém o sentido do verso destacado acima.
A) Quando olho para a bola, eu vejo o sol.
B) Como olho para a bola, eu vejo o sol.
C) Porque olho para a bola, eu vejo o sol.
D) Conforme olho para a bola, eu vejo o sol.

6)Leia novamente o seguinte verso do texto “O centroavante, o mais importante” (verso 20) Um verbo poderia aparecer nesse verso, sem alterar o seu sentido. Releia o verso, substituindo a vírgula pelo verbo adequado, de acordo com a quinta estrofe desse texto.
A) O centroavante  mais importante.
B) O centroavante é o mais importante.
C) O centroavante seria o mais importante.
D) O centroavante foi o mais importante.


              
Quem é importante
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.

Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado:
- Socorro!
- Viva!
- Saravá!
- Dá o fora! – sempre a berrar!

E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se, entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? – ele só vive perguntando...

E vêm as Vírgulas dengosas,
Muito falantes, muito prosas,
E anunciam: - Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!

Mas já chegam os Dois-pontos,
Ponto e Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão:
- Sem por cima ter um ponto,
Vírgula é um sinal bem tonto! –
Ponto e Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.

- Essa não! Tenha paciência! –
Intervêm as Reticências.
- Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quando falta competência,
Botam logo... Reticências!

Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravos, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
- Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!

Mas Dois-Pontos protestou:
- Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
- É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!

A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
- Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
Tatine Belinky. Di-versos russos.
São Paulo: Scipione, 1994.

Vocabulário:
Afobadão: apressado, atrapalhado
Bufando: fazendo alarde, barulho
Sinuoso: que apresenta curvas
Pimpão: vaidoso
Enxerido: intrometido
Dengosas: manhosas
Intervêm: dão palpite

SINAIS DE PONTUAÇÃO

, Vírgula
            A vírgula indica uma pequena pausa na leitura. Ela é usada para:
            1. separar os nomes de uma relação. Exemplo:
Pompom, Pituchinha e Polichinelo correram bem depressa.
            2. separar palavras que indicam chamamento. Exemplos:
- Polichinelo, venha cá!
- Psiu!... Vá devagarinho, Pompom.
            3. Separar os lugares das datas. Exemplos:
Belo Horizonte, 10 de junho de 2007.

. Ponto final
            O ponto final indica o fim de uma frase afirmativa ou negativa. Exemplo:
Os sinais discutiam para ver quem era mais importante.

; Ponto e vírgula
O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula. Exemplo:
O soldado amarrou Pituchinha; depois amarrou Polichinelo.

: Dois pontos
            Os dois pontos  são usados:
            1. para anunciar a fala das personagens. Pituchinha disse:
            - Quero comer doce!
            2. antes das enumerações.
As personagens da história são: Pituchinha, Pompom, Polichinelo e o soldado.

... Reticências
            As reticências indicam que o pensamento não está completo, que foi interrompido. Exemplos:
Estava escuro!... As outras bonecas dormiam.
Eles fecharam os olhos e ficaram quietinhos... quietinhos...

“ “Aspas
            As aspas são usadas para:
            1. transcrever textos ou expressões. A frase “Certa noite, Pituchinha acordou com muita vontade de comer doce” resume a idéia principal do texto.
            2. chamar a atenção para uma palavra ou expressão. Exemplo:
Os “bonecos de pau” já não existem mais.

- Travessão
            O travessão é usado para:
            1. indicar nos diálogos o início da fala das personagens. Exemplo:
- Psiu!... Vá devagarinho, Pom- Pom. Olhe que o soldado acorda.
            2. substituir as vírgulas em alguma frase. Exemplo:
E, desde esse dia, as bonequinhas – coitadinhas – vêm sempre amarradas nas caixinhas.

NATUREZA

Um soneto à Natureza

Quero ver de novo o verde dessas matas
Ver essas águas abundantes, cristalinas,
Poder banhar-me nesses rios e cascatas
Saciar a minha sede nessas minas.
Quero banir essa cortina de fumaça
Que deprecia o azul do céu e do mar
Ver preservadas essas imensas geleiras
Garantindo a vida do urso polar.
Quero ver flores adornando esses canteiros
Peixes, baleias e golfinhos resguardados
A arara azul liberta do cativeiro.
Pena que o homem ainda não tenha consciência
Do patrimônio que a ele foi confiado
E não lute em prol da sobrevivência.

Lourdes Neves Cúrcio  







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