PROFESSORA: MARISTELA DE Fª DOS SANTOS DA SILVA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 8º ano
Texto III
É uma partida de futebol
Bola na trave não altera o
placar
Bola na área sem ninguém pra
cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou em ser um
jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um
estandarte
A flâmula pendurada na parede do
quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de
futebol
Posso morrer pelo meu time.
Se ele perder, que dor, imenso
crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de
berrar.
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para a bola eu vejo o
sol
Está rolando agora, é uma
partida de futebol
O meio campo é o lugar dos
craques
Que vão levando o time todo pro
ataque
O centroavante, o mais
importante
Que emocionante, é uma partida
de futebol
O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros têm a chave
do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de
futebol.
(In:
letras.terra.com.br/skank/72339/ - acessado em 04/11/2011)
1)Na primeira estrofe do texto há um verso que que indicam as atitudes e o sonho de alguns meninos. Qual é ele?
A)Quem não sonhou em ser um
jogador de futebol?
B) Bola na trave não altera o
placar.
C) Que emocionante, é uma
partida de futebol.
D) Olhando para a bola eu vejo o
sol.
2)Na segunda estrofe do texto é possível perceber que
a paixão pelo time vai além do estádio. Copie o verso dessa estrofe que
comprova a afirmação feita.
A) Eu posso até morrer.
B)A flâmula pendurada na parede
do quarto.
C)A bandeira no estádio na
camisa do uniforme.
D) Bola na rede pra fazer o gol.
3) O texto utiliza linguagem poética, isto é, algumas
palavras estão fora do seu uso mais comum. Copie desse texto apenas o
substantivo utilizado pelo poeta para se referir ao gramado.
A) Gramado sintético
B)Grama
C)Tapete
D)Areia
|
4) Na terceira estrofe do texto estão indicadas reações
do torcedor depois do resultado de uma
partida de futebol. Complete a seguir apenas com os verbos que indicam a
reação do torcedor após o time do coração ganhar ou não a partida.
A) Torcer – viajar B) estudar - comer
C) ganhar -
gritar D)
berrar - chorar
5) Releia este verso do texto “Olhando para a bola, eu vejo o sol” (verso 16) Marque a alternativa em que a frase mantém
o sentido do verso destacado acima.
A) Quando olho para a bola, eu
vejo o sol.
B) Como olho para a bola, eu
vejo o sol.
C) Porque olho para a bola, eu
vejo o sol.
D) Conforme olho para a bola, eu
vejo o sol.
6)Leia novamente o seguinte verso do texto “O centroavante, o mais importante”
(verso 20) Um verbo poderia aparecer nesse verso, sem alterar o seu
sentido. Releia o verso, substituindo a vírgula pelo verbo adequado, de
acordo com a quinta estrofe desse texto.
A) O centroavante mais importante.
B) O centroavante é o mais
importante.
C) O centroavante seria o mais
importante.
D) O centroavante foi o mais
importante.
|
Quem é importante
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no
instante,
Qual o que é mais
importante.
Chegou correndo,
afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou
assustado:
- Socorro!
- Viva!
- Saravá!
- Dá o fora! – sempre a
berrar!
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se, entrou,
pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de
Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? – ele só vive
perguntando...
E vêm as Vírgulas
dengosas,
Muito falantes, muito
prosas,
E anunciam: - Nós
meninas
Somos as pausas
pequeninas,
Que, pelas frases
espalhadas,
São sempre tão
solicitadas!
Mas já chegam os
Dois-pontos,
Ponto e Vírgula, e
pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão:
- Sem por cima ter um
ponto,
Vírgula é um sinal bem
tonto! –
Ponto e Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a
cara.
- Essa não! Tenha
paciência! –
Intervêm as Reticências.
- Somos nós as
importantes,
Tanto agora como dantes:
Quando falta competência,
Botam logo...
Reticências!
Til e Acento
Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravos,
quase
Se engalfinham. Mas a
Crase
Corta a briga, ao
declarar:
- Poucos sabem me
empregar!
Me respeitem pois
bastante,
Já que eu sou tão
importante!
Mas Dois-Pontos
protestou:
- Importante eu é que
sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
- É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e
avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas
então,
Bem na hora, firme e
pronto
Se apresenta o senhor
Ponto:
- Importante é o meu
sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
Tatine Belinky. Di-versos
russos.
São Paulo: Scipione, 1994.
Vocabulário:
Afobadão: apressado,
atrapalhado
Bufando: fazendo alarde,
barulho
Sinuoso: que apresenta
curvas
Pimpão: vaidoso
Enxerido: intrometido
Dengosas: manhosas
Intervêm: dão palpite
SINAIS
DE PONTUAÇÃO
,
Vírgula
A vírgula indica uma pequena pausa
na leitura. Ela é usada para:
1. separar os nomes de uma relação.
Exemplo:
Pompom,
Pituchinha e Polichinelo correram bem depressa.
2. separar palavras que indicam
chamamento. Exemplos:
-
Polichinelo, venha cá!
-
Psiu!... Vá devagarinho, Pompom.
3. Separar os lugares das datas.
Exemplos:
Belo
Horizonte, 10 de junho de 2007.
. Ponto final
O ponto final indica o fim de uma
frase afirmativa ou negativa. Exemplo:
Os
sinais discutiam para ver quem era mais importante.
; Ponto e vírgula
O
ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula. Exemplo:
O
soldado amarrou Pituchinha; depois amarrou Polichinelo.
: Dois pontos
Os dois pontos são usados:
1. para anunciar a fala das
personagens. Pituchinha disse:
- Quero comer doce!
2. antes das enumerações.
As
personagens da história são: Pituchinha, Pompom, Polichinelo e o soldado.
... Reticências
As reticências indicam que o
pensamento não está completo, que foi interrompido. Exemplos:
Estava
escuro!... As outras bonecas dormiam.
Eles
fecharam os olhos e ficaram quietinhos... quietinhos...
“ “Aspas
As aspas são usadas para:
1. transcrever textos ou expressões.
A frase “Certa noite, Pituchinha acordou com muita vontade de comer doce”
resume a idéia principal do texto.
2. chamar a atenção para uma palavra
ou expressão. Exemplo:
Os
“bonecos de pau” já não existem mais.
- Travessão
O travessão é usado para:
1. indicar nos diálogos o início da
fala das personagens. Exemplo:
-
Psiu!... Vá devagarinho, Pom- Pom. Olhe que o soldado acorda.
2. substituir as vírgulas em alguma
frase. Exemplo:
E,
desde esse dia, as bonequinhas – coitadinhas – vêm sempre amarradas nas
caixinhas.
NATUREZA
Um soneto à Natureza
Quero ver de novo o verde dessas matas
Ver essas águas abundantes, cristalinas,
Poder banhar-me nesses rios e cascatas
Saciar a minha sede nessas minas.
Quero banir essa cortina de fumaça
Que deprecia o azul do céu e do mar
Ver preservadas essas imensas geleiras
Garantindo a vida do urso polar.
Que deprecia o azul do céu e do mar
Ver preservadas essas imensas geleiras
Garantindo a vida do urso polar.
Quero ver flores adornando esses canteiros
Peixes, baleias e golfinhos resguardados
A arara azul liberta do cativeiro.
Peixes, baleias e golfinhos resguardados
A arara azul liberta do cativeiro.
Pena que o homem ainda não tenha consciência
Do patrimônio que a ele foi confiado
E não lute em prol da sobrevivência.
Do patrimônio que a ele foi confiado
E não lute em prol da sobrevivência.
Lourdes Neves Cúrcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário